Workshop Viana do Castelo
No dia 12 de março, realizámos novo workshop “Conversas CLIMA-PESCA” para a comunidade piscatória em Viana do Castelo. A iniciativa foi apoiada pelos nossos parceiros locais, a Organização de Produtores VIANAPESCA e também pelo For-Mar de Viana do Castelo, a qual nos cedeu uma sala para realização do evento.
Participaram neste workshop pescadores artesanais associados à VIANAPESCA e também um representante da For-Mar de Viana do Castelo.
Os participantes destacaram que já sentiram mudanças no mar devido às alterações climáticas, sobretudo o aumento da temperatura da água do mar. Também compreendem que esta questão poderá vir a afetar as pescas dada a informação ecológica que lhes foi transmitida na sessão. Em geral os participantes desta sessão revelaram uma boa compreensão sobre o que são alterações climáticas.
Do debate sobre medidas de adaptação às alterações climáticas, ficou claro na opinião dos pescadores a prioridade é a revalorização do pescado, sendo neste momento um problema devido às margens de lucro praticadas pelos intermediários. Os participantes sugeriram que este problema poderia ser resolvido ao criar mecanismos de venda direta ao público ultrapassando assim a necessidade de intermediários (armadores comprariam o próprio peixe na lota e depois poderiam vendê-lo). Foi ainda destacada a falta de comunicação entre cientistas e pescadores, o que acaba por prejudicar ambas as partes no que toca à gestão das pescas/recursos marinhos.
Foi ainda mencionado o fraco recrutamento de jovens para as pescas. A maioria dos participantes argumenta que a burocracia e requisitos juntamente com as fracas condições de trabalho e fracos ordenados têm sido responsáveis pelo afastamento dos jovens da atividade.