INFORMAÇÃO CONTACTO
CLIMA-PESCA
Campus de Gambelas
8005-139 Faro
+351 289 800 900
logo
logo
HEADER_CLIMAMARINHO

CLIMA MARINHO

Neste projeto apresentamos/disponibilizamos os dados das observações relativas ao clima marinho no presente/atualidade e os valores esperados no futuro. Utilizámos os dados dos anos compreendidos entre 2000 e 2019 (valores médios anuais deste período) para definir o estado Presente do ambiente marinho na costa Portuguesa. Os valores das variáveis oceanográficas no Futuro para o Atlântico Noroeste são determinados considerando as projeções do clima marinho para o cenário climáticos RCP4.5 (que prevê aumento da temperatura da água de 1.8ºC, considerado um cenário moderado) e RCP8.5 (prevê aumento da temperatura da água de 3.7ºC) para o período de 2041 a 2059 (valores médios anuais). O modelo climáticos utilizados (POLCOMS-ERSEM), disponível na plataforma Copernicus, incluem dados físicos marinhos, biogeoquimicos e dos níveis tróficos mais baixos da cadeia alimentar (plâncton marinho) e os dados gerados são produzidos usando a um modelo marinho dos ecossistemas (ERSEM – European Regional Seas Ecosystem Model) que é ligado aos modelos oceânicos de circulação regional (POLCOMS – the Proudman Oceanographic Laboratory Coastal Ocean Modelling System).

Nota1: Cenário climático é uma representação plausível e simplificada do clima futuro, com base em um conjunto consistente de relações climatológicas que é construído para uso explícito na investigação dos impactos potenciais das mudanças climáticas antropogénicas. Os Cenários de mudanças climáticas ou cenários socioeconômicos são projeções de futuras emissões de gases de efeito estufa (GEE) usadas por analistas para avaliar a vulnerabilidade futura às mudanças climáticas

Nota2: Cenário RCP- Representative Concentration Pathways: refere-se a uma trajetória de concentração de gases de efeito estufa (não emissões) adotada pelo IPCC. Estas trajetórias descrevem diferentes futuros climáticos, todos considerados dependentes do volume de gases de efeito estufam (GEE) emitidos nos próximos anos.

 

Nota3: IPCC – O Painel internacional para as alterações climáticas (IPCC) dedica-se a fornecer ao mundo informações objetivas e científicas relevantes para a compreensão da base científica do risco da mudança climática induzida pelo homem, seus impactos e riscos naturais, políticos e econômicos e possíveis opções de resposta.

CLIMA MARINHO - Clima Pesca