Neste projeto apresentamos/disponibilizamos os dados das observações relativas ao clima marinho no presente/atualidade e os valores esperados no futuro. Utilizámos os dados dos anos compreendidos entre 2000 e 2019 (valores médios anuais deste período) para definir o estado Presente do ambiente marinho na costa Portuguesa.
Os valores das variáveis oceanográficas no futuro, para o Atlântico Noroeste, são determinados considerando as projeções do clima marinho para os cenários climáticos SSP2 (que prevê aumento da temperatura da água de 2.0ºC, considerado um cenário moderado) e SSP5 (prevê aumento da temperatura da água de 2.4ºC, considerado o cenário mais economicista) para o período de 2041 a 2060 (valores médios anuais).
O modelo climáticos utilizados (POLCOMS-ERSEM), disponível na plataforma Copernicus, incluem dados físicos marinhos, biogeoquimicos e dos níveis tróficos mais baixos da cadeia alimentar (plâncton marinho) e os dados gerados são produzidos usando a um modelo marinho dos ecossistemas (ERSEM – European Regional Seas Ecosystem Model) que é ligado aos modelos oceânicos de circulação regional (POLCOMS – the Proudman Oceanographic Laboratory Coastal Ocean Modelling System).