INFORMAÇÃO CONTACTO
CLIMA-PESCA
Campus de Gambelas
8005-139 Faro
+351 289 800 900
logo
logo
header__VULNERABILIDADE_ecologica

VULNERABILIDADE ECOLÓGICA

A vulnerabilidade de uma espécie é obtida pela votação dos especialistas, em termos do seu conhecimento sobre a espécie, para cada uma das espécies. Esta votação individual considera o conhecimento científico do especialista sobre uma dada espécie. Os indicadores para a sensibilidade, exposição e votação são pontuados (risco baixo; médio; alto) para cada espécie com base em um sistema de pontuação pré-definido (indicadores ecológicos).

Indicadores ecológicos/biológicos – A história de vida e características ecológicas das espécies/populações, que evoluíram para assegurar a persistência mediante a variabilidade biótica e abiótica (ambiental), são os melhores indicadores para avaliar a vulnerabilidade intrínseca dos peixes e invertebrados marinhos às alterações climáticas. As avaliações de vulnerabilidades baseadas nestas características fornecem um método rápido e fácil de ser compreendido para avaliar os riscos potenciais para as espécies às alterações climáticas, uma vez que identificam: i) variáveis ambientais que podem mudar e que podem impactar as espécies (denominados fatores de exposição); ii) identificam os atributos de sensibilidade que predizem a resiliência intrínseca da espécie às mudanças no clima. Os fatores de exposição incluem as variáveis climáticas que têm o potencial de afetar a produtividade ou a distribuição de uma espécie em cada região específica. Por exemplo, uma espécie com uma taxa de crescimento máxima inerentemente baixa é mais sensível a alterações no clima em comparação com espécies com uma taxa de crescimento populacional máxima per capita mais elevada. As tabelas resumo com informação da vulnerabilidade para as principais espécies de interesse comercial podem assim ser estimadas (selecione as espécies abaixo para aceder à informação individual de cada espécie).

Nota: Sabia que as alterações do clima em Portugal no ambiente marinho são diferentes entre áreas da costa Portuguesa. Isto quer dizer que a mesma espécie em diferentes áreas da costa esta sujeita a diferentes condições do mar, sejam ela temperatura, alimento disponível ou estado do mar.

Vulnerabilidade ecológica - Clima Pesca