Workshop Olhão
O ciclo das “Conversas CLIMA-PESCA”, foi fechado no 2 de abril, com um workshop na Biblioteca Municipal de Olhão. Os parceiros locais Organização de Produtores OlhaoPesca, Grupo de Ação do Litoral -GAL sotavento e a câmara municipal de Olhão, apoiaram a iniciativa.
Durante a conversa relativamente à biologia das espécies e como a sua distribuição pode ser influenciada pelas alterações climáticas, os participantes rapidamente partilharam o seu conhecimento sobre o aparecimento de novas espécies. Dizem também já ter experienciado aumento da temperatura da água.
Durante a avaliação das potenciais medidas de gestão para a adaptação das pescas, um dos temas mais debatidos foi a aplicação de regulamentos de limitação das artes de pesca, bem como a regulação da pesca lúdica.
Muitos dos participantes estão atualmente envolvidos na criação de um plano de cogestão para o polvo no Algarve. Em geral acham que pode vir a ser uma mais-valia, no entanto, tratando-se de uma área muito grande e com muitas comunidades piscatórias com realidades diferentes é muito difícil chegar a um consenso, e isso requer muito tempo. A equipa MardeHistorias voltaram a recolher o testemunho dos pescadores relativos à nossa atividade e da perceção destes nas mudanças que o clima pode trazer.