INFORMAÇÃO CONTACTO
CLIMA-PESCA
Campus de Gambelas
8005-139 Faro
+351 289 800 900
logo
logo

Artigo – Impacto das Alterações Climáticas na Pesca

Artigo:
https://www.nature.com/articles/s41598-021-82595-5

As mudanças climáticas estão afetando o meio ambiente marinho. Em Portugal e na maior parte dos países da UE e do mundo não existe informação sobre o impacto das alterações climáticas nos recursos explorados (espécies comerciais).
A estimativa da vulnerabilidade ecológica dos principais recursos marinhos portugueses representa uma informação valiosa para determinar se o impacto sobre as espécies é positivo, negativo ou neutro.
Os resultados mostraram, considerando as projeções sobre as mudanças climáticas para 2040-2050, que as espécies temperadas apresentam características biológicas que lhes permitem atualmente suportar as mudanças esperadas para as mudanças climáticas futuras (efeitos neutros para os cenários RCP4.5 e RCP8.5). Existe, contudo, um número reduzido de espécies migratórias e de elasmobrânquios (por
exemplo, tubarões) mais vulneráveis ​​às mudanças climáticas, embora este grau de vulnerabilidade seja baixo considerando o clima futuro.
Este estudo requer novas análises se as previsões futuras sobre as mudanças climáticas, cenários climáticos, forem previstas. Os cientistas do CLIMA-PESCA irão agora tentando entender como as mudanças climáticas afetam as comunidades pesqueiras ao nível socioeconômico. A fusão da perspetiva ecológica com a avaliação socioeconómica permitirá uma melhor definição do impacto das alterações climáticas na atividade da pesca em Portugal.

Artigo - Impacto das Alterações Climáticas na Pesca - Clima Pesca