INFORMAÇÃO CONTACTO
CLIMA-PESCA
Campus de Gambelas
8005-139 Faro
+351 289 800 900
logo
logo

Workshop Gâmbia

No dia 5 de março realizámos, na Gâmbia, uma nova sessão das “Conversas CLIMA-PESCA”, onde fomentamos um debate sobre alterações climáticas e medidas de gestão com pescadores artesanais. A iniciativa foi apoiada pelos parceiros locais do projeto, a BIVALMAR, e também pela junta de freguesia da Gâmbia-Pontes Alto da Guerra. Estiveram presentes membros da comunidade local piscatória e também um representante da junta de freguesia.

Neste local, a pesca praticada é estuarina, com uma forte componente dedicada à pesca do choco, uma espécie dependente da temperatura no seu ciclo biológico e distribuição. Este grupo de pescadores fruto do isolamento do local desconhecia alguns conceitos biológicos e ecológicos dos peixes e das pescas, havendo também alguns participantes que não sabiam o que são as alterações climáticas ou que não entendem bem o que são. Não obstante, todos os participantes relataram que o tempo tem vindo a mudar e, sobretudo, que as estações do ano já não são tão diferençadas.

Entre outros, segundo a opinião desta comunidade, dois dos problemas que requerem medidas concretas de gestão, são a pesca desportiva, que pode competir pelo recurso, bem como a pesca ilegal. Por outro lado, também há muita falta de jovens. Uma das medidas propostas foi a combinação de rotas turísticas geridas por pescadores para complementar o rendimento da pesca como atividade secundaria e/ou sazonal.

Foi também destacado que a comunidades pequenas como a da Gâmbia muitas vezes não chegam informações sobre a legislação ou científica. Esta comunidade fez questão de vincar que foi primeira vez que se deslocaram cientistas ao local com o propósito de conversar com a comunidade relativamente a pescas, alterações climáticas e como se relacionam. À parte da temática das alterações climáticas, a questão da poluição é também algo que preocupa a comunidade.

Workshop Gâmbia - Clima Pesca